+55 21 3419-6004

Sondagens Exploratórias

Sondagens Exploratórias

Quando o solo de uma área precisa ser caracterizado, normalmente não existe a possibilidade de que todo ele seja analisado, e por isso as amostras a serem coletadas devem ser as mais representativas possíveis da área a ser caracterizada. Um programa de sondagens exploratórias tem como objetivo: a determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência; a posição do nível da água; e a coleta de amostras de solo a cada metro para análises laboratoriais.
As sondagens são avançadas com a utilização da técnica de perfuração de percussão com um trado manual. Esta técnica de perfuração a seco minimiza distúrbios ao aqüífero e é a melhor técnica para a identificação correta do lençol freático.

  • As amostras de solo são coletadas a cada metro e analisadas para os compostos de preocupação.
  • Registros geológicos específicos do local são preparados em campo durante a perfuração para documentar as seguintes informações: identificação do local, data do início da sondagem, data do término da sondagem, método de perfuração, profundidade da água e profundidade total da sondagem. Os registros incluirão uma descrição geológica das diversas camadas estratigráficas identificadas durante o processo de tradagem.

Comments are closed.